quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Pensamentos para o Ano Novo

- Norbert Lieth -

1."...as coisas antigas já passaram..." (2 Co 5.17). O medo de viver, na verdade, origina-se na culpa e no pecado. Só quem se livrou do fardo do passado pode entrar leve e despreocupadamente pelo portal de um novo ano. Jesus Cristo é grande o suficiente para nos perdoar todos os pecados. Basta que os confessemos a Ele.


2. "...eis que se fizeram novas..." (2 Co 5.17). Alguém disse certa vez: "Um dia pode ser uma pérola, e um século, nada." Aquele que entregou sua vida a Jesus ganha a eternidade para si; quem vive sem Jesus está perdendo tudo desde agora.


3. "Oh! Tomara que me abençoes..." (1 Cr 4.10). Quando o talentoso artista Michelangelo começou a maior obra de sua vida na Capela Sistina, pintou primeiro duas mãos que abençoavam. Ele sabia o que também nós temos de saber para um novo ano: "Tudo depende da bênção de Deus".


4. "O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois" (Jo 13.7). Muitas coisas que acontecem nos parecem estranhas, muitos caminhos de Deus para conosco parecem ininteligíveis, mas na eternidade vamos entender o porquê, pois Deus jamais erra.


5. "...a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus" (Gl 2.20b, Ed. Rev. e Corrigida). Para quem vive pela fé em Jesus, a fé de Jesus passa a se tornar efetiva: não existe fé maior do que essa. Viver com Jesus significa alcançar o alvo, pois Ele é o Autor e Consumador da fé (Hb 12.2).


6. "...faça-se a tua vontade..." (Mt 6.10b). Seguir ao Senhor com um coração íntegro e obedecer-Lhe traz bênção nunca imaginada e é o melhor pré-requisito para o sucesso espiritual. Dar finalmente o passo diante do qual vacilamos até agora nos faz felizes e nos conduz à liberdade.


7. "Sede vós semelhantes a homens que esperam pelo seu senhor" (Lc 12.36). William McDonald disse: "Não basta defender a verdade acerca de Sua vinda; essa verdade deve nos dominar". Os cristãos mais ativos e santificados são aqueles que contam com a volta de Jesus e que amam a Sua vinda. Por isso o pastor Wilhelm Busch recomendava: "Juntem-se aos crentes que esperam pela volta do Senhor". (Norbert Lieth)


Publicado anteriormente na revista Chamada da Meia-Noite, dezembro de 1998.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

O que fazer quando os conflitos surgem?

1. Aja a tempo - Trate as situações potencialmente conflitivas no momento que ocorrem.

2. Admita a existência do conflito.
3. Não transforme montículos em montanhas.
4. Exerça o autocontrole.
5. Aceite e respeite os sentimentos do outro.
6. Evite culpar e exagerar
7. Reconheça que são diferentes.
8. Seja tolerante.
9. Identifique o problema.
10. Discuta o problema, não fique calado.
11. Não relembre o passado, não seja histórico.
12. Sugira alternativas para solucionar o problema.
13. Discorde de maneira elegante.
14. Escolha a melhor alternativa.
15. Avalie sua decisão.
16. Ponha em prática sua decisão.
17. Reavalie se não funciona, recomece.

Os problemas surgem quando as necessidades não são observadas e supridas.

Desenvolva expressões de maturidade
a. Tenha senso de humor.
b. Obtenha as informações dos fatos completos.
c. Lembre-se de que as pessoas são mais importantes que as coisas.
d. NÃO permita que alguém o induza a brigar.
e. Reconheça que todos somos diferentes.

"Não procureis obrigar o outro a proceder como desejais. Não podereis fazer isso e ao mesmo tempo conservar o amor mútuo. Manifestações de vontade própria destroem a paz e a felicidade do lar. Não permitais que vossa vida conjugal seja de contenda. Se o permitirdes, sereis ambos infelizes. Sede bondosos nas palavras e delicados no trato, renunciando a vossos próprios desejos. Vigiai bem as vossas palavras; pois exercem influência poderosa para o bem ou para o mal. Não permitais aspereza alguma da voz. Trazei para vossa vida conjugal a fragrância da semelhança de Cristo". Testemunhos Seletos, vol. 3, págs. 96 e 97.


Em momentos de conflitos, siga estes conselhos bíblicos:
1. Tiago 1:19 nos ensina que devemos estar:
A. Prontos para ouvir. (Saber escutar).
B. Tardios para falar. (Pensar antes de falar).
C. Tardios para irar-se. (Não pensar mal).

2. O sábio Salomão nos aconselha em Eclesiastes 3:1-7 que:
A. Tudo tem seu tempo e tudo o que se quer debaixo do céu tem sua hora.
B. Há tempo de calar.
C. Há tempo de falar. Eclesiastes. 3:1-7

3. Paulo nos aconselha em Colossenses 4:6 que:
A. A nossa palavra seja sempre com graça, temperada com sal, para que saibamos como responder a cada um.

"Em vossa união vitalícia, vossas afeições deverão ser tributárias à felicidade mútua. Cada um deve promover a felicidade do outro. Esta é a vontade de Deus a vosso respeito. Mas, ao mesmo tempo que vos deveis unir em um só ser, nenhum de vós deverá perder-se na do outro, sua própria individualidade. Deus é o dono de vossa individualidade. A Ele deveis perguntar: Que é direito? Que é errado? Como poderei eu melhor cumprir o propósito de minha criação?". Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 95.

Conheça aqui os 10 mandamentos para o marido e também para a esposa.

OS DEZ MANDAMENTOS PARA O MARIDO.
1. Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e à tua mulher como cristo amou a igreja (Dt 6.5, Ef 5.25);
2. Alegremente cumprirás o teu dever de provedor do lar, trabalhando e com o suor do teu rosto comerás o teu pão (Gn 3.19);
3. Protegerás a tua mulher com todas as tuas forças, tudo fazendo pelo seu bem-estar e segurança (Lc 12);
4. Darás honra a tua mulher como vaso mais fraco, coabitando com ela com conhecimento (1 Pe 3.7);
5. Vigiarás constantemente para não desejares a mulher do teu próximo (Mt 5.27);
6. Não darás lugar ao ciúme em tua mente, procurando ser puro em todas as coisas (Tt 1.15);
7. Manterás sempre o teu bom humor e não te irritarás com tua mulher (Cl 3.19);
8. Procurarás ter tempo para conversar com tua mulher, sabendo que ela tem necessidade de expressar o que lhe vai na alma (Ec 3.1);
9. Não mentirás a tua mulher, nem farás qualquer negócio sem que ela participe, procurando combinar com ela e ouvir sua opinião, como a auxiliadora (Zc 8.16);
10. Não serás avarento (pão duro), mas suprirás graciosamente as necessidades da sua esposa (Ef 5.5).

OS DEZ MANDAMENTOS PARA A ESPOSA
I. Amarás o senhor teu Deus de todo o teu coração, e a teu marido somente um pouquinho a menos do que amas a Deus (Dt 6.5);
II. Alegremente te submeterás a teu marido, tua cabeça, como ao Senhor (Ef 5.22);
III. Guardarás tua língua com toda diligência, tendo o cuidado de abençoar teu marido e nunca discutir abertamente detalhes íntimos do relacionamento amoroso (Pv 31.26, 11.16);
IV. Conservarás um coração alegre em tudo que tiveres de fazer durante o dia (Pv 17.22);
V. Afastarás de ti uma natureza ciumenta ou egoísta (Pv 6.34);VI. Preferirás teu marido a qualquer outro (nunca comparando diminutivamente a outros homens) e sinceramente o admirarás e reverenciarás (Ef 5.33);VII. Diligentemente manterás o teu lar e a ti mesma atraentes, lembrando que não deves somente ganhar o amor do teu marido, mas também conservá-lo (Pv 31.27);VIII. Darás valor às tuas virtudes femininas mais do que a própria vida (Pv 12.4);
IX. Inspirarás a teus filhos um amor, respeito e reverência a seu pai (Pv 22.6);
X. Não serás ranzinza (Pv 25.24).
"Aceitemos os outros com as suas qualidades e imperfeições, tal como desejamos que nos aceitem a nós.

Não tentemos mudá-los ou controlá-los.
Todos somos criados e amados pelo mesmo Poder.
Aceitemos estas expressões do Universo tal como são".
Elizabeth Rogers

Ela precisa ele deseja

Não importa se você está começando a vida conjugal agora ou se você já está casado há mais tempo, o importante é saber que para um casamento dar certo, o casal, marido e mulher, precisa aprender a tornar-se consciente das necessidades um do outro e procurar satisfazê-las


Não importa se você está começando a vida conjugal agora ou se você já está casado há mais tempo, o importante é saber que para um casamento dar certo, o casal, marido e mulher, precisa aprender a tornar-se consciente das necessidades um do outro e procurar satisfazê-las.

Suprir necessidades não significa que você deva sofrer e ranger os dentes para fazer o melhor de algo que detesta. Significa preparar-se para atender as necessidades que você pessoalmente não tem. Aprendendo a compreender que seu cônjuge é uma pessoa totalmente diferente, você começa a se especializar em atender a todas as necessidades emocionais dele, se você assim desejar. Lembre-se que quando as necessidades básicas de uma pessoa não são supridas, ela começa a pensar: "Isto não é certo! Isto não é justo!" Daí a razão de muitos procurarem um apoio fora do casamento.
As necessidades prioritárias masculinas são diferentes das femininas, cada parceiro precisa dedicar-se a descobrir e entender o que é mais importante para o outro, ou seja, qual é a necessidade com maior prioridade.
Necessidades dela e necessidades dele
Últimas Notícias
- Dela - afeto
Para a maioria das mulheres, afeto significa segurança, proteção, conforto e aprovação. Coisas de vital importância aos seus olhos. Quando o marido demonstra afeto por sua esposa, está enviando mensagens como: "Eu cuidarei de você e a protegerei. Você é importante para mim e eu desejo que nada de mal lhe aconteça", "eu me preocupo com os problemas que você enfrenta e estou ao seu lado", "Você fez um bom trabalho e estou muito orgulhoso de você". Se você, marido, tem dificuldade de ser afetuoso, lembre-se que, todo o homem é capaz de aprender a ser afetuoso.- Dele - realização sexual Quando um homem escolhe uma mulher para ser sua esposa promete permanecer fiel a ela por toda a sua vida. Isto significa pensar que sua esposa será sua única parceira sexual "até que a morte os separe". Ele assume este compromisso porque acredita que sua esposa está sexualmente tão interessada nele quanto ele nela. É importante que a mulher compreenda o quanto o sexo é especial para o homem.-Dela - diálogoA mulher deseja estar com alguém que, no seu entender, preocupa-se imensamente com ela. Quando percebe esse tipo de atenção, ela se sente bem próxima da pessoa com quem está falando. Na psique feminina a conversa mistura-se com afeto, o que a leva a se sentir unida à outra pessoa. Marido, lembre-se que parceiros atenciosos conversam de forma atenciosa. Dicas para um bom diálogo:Interessar-se pelos assuntos preferidos um do outro.Conversar de forma equilibrada.Usar a conversa para informar, descobrir e compreender o cônjuge.Dar atenção exclusiva ao cônjuge.- Dele - uma pessoa atraentePode parecer imaturo ou superficial, mais os homens apreciam uma esposa atraente. Eles não apreciam uma mulher apenas por suas qualidades interiores. Para eles é muito importante a maneira como ela é fisicamente, e como se apresenta.Lembre-se que a atração física de uma esposa é freqüentemente um ingrediente vital para o sucesso de um casamento, e qualquer esposa que ignore esta verdade por qualquer razão que seja, arrisca-se a enfrentar um desastre.- Dela - estabilidade financeiraVocê sabia que uma mulher casa-se com um homem por causa do seu dinheiro? Ela deseja ter ao seu lado um homem que ganhe o suficiente para mantê-la e atender as necessidades do seu lar, sustentando assim a família.A necessidade de uma mulher por apoio financeiro é grande e deve ser tratada com seriedade. Por isso, ter um orçamento, viver dentro das possibilidades, ser realista e ter um controle dos gastos mensais, são ingredientes necessários para a estabilidade financeira da família.- Dele - admiraçãoA admiração não apenas motiva, mas também recompensa o marido pelas realizações já alcançadas. Quando a mulher diz que ficou muito feliz por aquilo que ele fez, isso o deixa muito feliz. Uma mulher precisa mostrar admiração por seu marido por aquilo que ele já é, e não por aquilo que ele pode vir a ser, caso corresponda aos seus padrões.Para alguns homens - que estão com sua auto-estima fragilizada - a admiração os ajuda a acreditar em si mesmo. O que você esposa, pode fazer para aumentar a auto-estima de seu esposo?Identifique as características que constroem e destroem a admiração.Firme um pacto de não usar as características de poderão destruir a auto-estima de seu esposo./esposaLembre-se que você não pode mudar características, você pode mudar hábitos.Procure fazer uso das características que fortalecerão a auto-estima de seu esposo.Marido e mulher que se comprometem em satisfazer as necessidades um do outro estão lançando as bases de uma felicidade duradoura no seu casamento, que pode ser mais intensa e prazerosa do que eles jamais sonharam ser possível. A regra áurea para um bom relacionamento é: satisfaça as necessidades do seu cônjuge como você deseja que seu cônjuge satisfaça as suas. "Os laços do matrimônio serão inúteis se o interesse mútuo não for mantido". Autor desconhecido. Extraído do livro Ela Precisa Ele Deseja - Willard F. Harley, Jr.

Você sabia?

Aliança na mão esquerda


A tradição de usar anel como símbolo de casamento surgiu entre os antigos egípcios, que trocavam alianças de feno, couro e marfim para perpetuar o amor, pois viam no círculo o símbolo de eternidade. O anel era usado no dedo esquerdo, onde acreditavam que havia veias conectadas ao coração.

Três conselhos...

Um casal de jovens recém-casados, era muito pobre e vivia de favores num sítio do interior. Um dia o marido fez a seguinte proposta para a esposa:


"Querida eu vou sair de casa, vou viajar para bem longe, arrumar um emprego e trabalhar até ter condições para voltar e dar-te uma vida mais digna e confortável. Não sei quanto tempo vou ficar longe, só peço uma coisa, que você me espere e enquanto eu estiver fora, seja FIEL a mim, pois eu serei fiel a você".

Assim sendo, o jovem saiu. Andou muitos dias a pé, até que encontrou um fazendeiro que estava precisando de alguém para ajudá-lo em sua fazenda.
O jovem chegou e ofereceu-se para trabalhar, no que foi aceito. Pediu para fazer um pacto com o patrão, o que também foi aceito.

O pacto foi o seguinte:"Me deixe trabalhar pelo tempo que eu quiser e quando eu achar que devo ir, o senhor me dispensa das minhas obrigações.

EU NÃO QUERO RECEBER O MEU SALÁRIO. Peço que o senhor o coloque na poupança até o dia em que eu for embora.No dia em que eu sair o senhor me dá o dinheiro e eu sigo o meu caminho".Tudo combinado. Aquele jovem trabalhou DURANTE VINTE ANOS, sem férias e sem descanso. Depois de vinte anos chegou para o patrão e disse:"Patrão, eu quero o meu dinheiro, pois estou voltando para a minha casa".
O patrão então lhe respondeu:"Tudo bem, afinal, fizemos um pacto e vou cumpri-lo, só que antes quero lhe fazer uma proposta, tudo bem?Eu lhe dou o seu dinheiro e você vai embora, ou LHE DOU TRÊS CONSELHOS e não lhe dou o dinheiro e você vai embora. Se eu lhe der o dinheiro eu não lhe dou os conselhos, se eu lhe der os conselhos, eu não lhe dou o dinheiro. Vá para o seu quarto, pense e depois me dê a resposta".

Ele pensou durante dois dias, procurou o patrão e disse-lhe:
"QUERO OS TRÊS CONSELHOS".

O patrão novamente frisou: "Se lhe der os conselhos, não lhe dou o dinheiro".
E o empregado respondeu: "Quero os conselhos".
O patrão então lhe falou:

1. "NUNCA TOME ATALHOS EM SUA VIDA. Caminhos mais curtos e desconhecidos podem custar a sua vida.

2. NUNCA SEJA CURIOSO PARA AQUILO QUE É MAL, pois a curiosidade pro malpode ser mortal.

3. NUNCA TOME DECISÕES EM MOMENTOS DE ÓDIO OU DE DOR, pois você pode searrepender e ser tarde demais."

Após dar os conselhos, o patrão disse ao rapaz, que já não era tão jovem assim:
"AQUI VOCÊ TEM TRÊS PÃES, estes dois são para você comer durante a viagem e este terceiro é para comer com sua esposa quando chegar a sua casa".

O homem então, seguiu seu caminho de volta, depois de vinte anos longe de casa e da esposa que ele tanto amava.
Após primeiro dia de viagem, encontrou um andarilho que o cumprimentou e lhe perguntou:
"Pra onde você vai?" - Ele respondeu:
"Vou para um lugar muito distante que fica a mais de vinte dias de caminhada por essa estrada".
O andarilho disse-lhe então: "Rapaz, este caminho é muito longo, eu conheço um atalho que é dez, e você chega em poucos dias".
O rapaz contente, começou a seguir pelo atalho, quando lembrou-se do primeiro conselho, então voltou e seguiu o caminho normal.
Dias depois soube que o atalho levava a uma emboscada.

Depois de alguns dias de viagem, cansado ao extremo, achou pensão à beira da estrada, onde pode hospedar-se.
Pagou a diária e após tomar um banho deitou-se para dormir.
De madrugada acordou assustado com um grito estarrecedor. Levantou-se de um salto só e dirigiu-se à porta para ir até o local do grito.
Quando estava abrindo a porta, lembrou-se do segundo conselho. Voltou, deitou- se e dormiu. Ao amanhecer, após tomar café, o dono da hospedagem lhe perguntou se ele não havia ouvido um grito e ele disse que tinha ouvido.
O hospedeiro: e você não ficou curioso?
Ele disse que não. No que o hospedeiro respondeu: VOCÊ É O PRIMEIRO HÓSPEDE A SAIR DAQUI VIVO, pois meu filho tem crises de loucura, grita durante a noite e quando o hóspede sai, mata-o e enterra-o no quintal. O rapaz prosseguiu na sua longa jornada, ansioso por chegar a sua casa.
Depois de muitos dias e noites de caminhada...

Já ao entardecer, viu entre as árvores a fumaça de sua casinha, andou e logo viu entre os arbustos a silhueta de sua esposa. Estava anoitecendo, mas ele pode ver que ela não estava só. Andou mais um pouco e viu que ela tinha entre as pernas, um homem a quem estava acariciando os cabelos. Quando viu aquela cena, seu coração se encheu de ódio e amargura e decidiu-se a correr de encontro aos dois e a matá-los sem piedade.

Respirou fundo, apressou os passos, quando lembrou-se do terceiro conselho. Então parou, refletiu e decidiu dormir aquela noite ali mesmo e no dia seguinte tomar uma decisão. Ao amanhecer, já com a cabeça fria, ele disse: "NÃO VOU MATAR MINHA ESPOSA E NEM O SEU AMANTE. Vou voltar para o meu patrão e pedir que ele me aceite de volta. Só que antes, quero dizer a minha esposa que eu sempre FUI FIEL A ELA".
Dirigiu-se à porta da casa e bateu. Quando a esposa abre a porta e o reconhece, se atira em seu pescoço e o abraça afetuosamente. Ele tenta afastá-la, mas não consegue. Então com as lágrimas nos olhos lhe diz:
"Eu fui fiel a você e você me traiu... Ela espantada lhe responde: - "Como? eu nunca lhe trai, esperei durante esses vintes anos. Ele então lhe perguntou: "E aquele homem que você estava acariciando ontem ao entardecer? E ela lhe disse:
"AQUELE HOMEM É NOSSO FILHO. Quando você foi embora, descobri que estava grávida. Hoje ele está com vinte anos de idade". Então o marido entrou, conheceu, abraçou o filho e contou-lhes toda a sua história, enquanto a esposa preparava o café. Sentaram-se para tomar café e comer juntos o último pão. APÓS A ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO, COM LÁGRIMAS DE EMOÇÃO, ele parte o pão e ao abri-lo encontra todo o seu dinheiro, o pagamento por seus vinte anos de dedicação.

Muitas vezes achamos que o atalho "queima etapas" e nos faz chegar mais rápido, o que nem sempre é verdade...
Muitas vezes somos curiosos, queremos saber de coisas que nem ao menos nos dizem respeito e que nada de bom nos acrescentará... Outras vezes, agimos por impulso, na hora da raiva, e fatalmente nos arrependemos depois...
Espero que você, assim como eu, não se esqueça desses três conselhos e que, principalmente, não se esqueça de CONFIAR em DEUS (mesmo que a vida muitas vezes já tenha te dado motivos para a desconfiança).


(João 2:1-12)

Esta é uma passagem dos evangelhos onde Jesus, no início de seu ministério participou de um casamento juntamente com toda a sua família e seus discípulos.

A Bíblia registra no versículo 3: “Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não tem mais vinho.”

Onde tem vinho... - Existe festa, alegria, comunhão.

Infelizmente são inúmeros casamentos em que o vinho já acabou há muito tempo;
Tudo corre muito bem... até que no relacionamento conjugal acaba o principal do casal - - - o vinho;
A dedicação acaba, O empenho, de fazer o melhor para o outro aos poucos vai cessando. Os elogios já não existem, dando lugar às cobranças. A desconfiança, o ciúme doentio, a falta de paz, de carinho, de compreensão passa a ser rotina na vida do casal;
Logo o desrespeito, a falta de comunicação, a insensibilidade e as críticas que machucam a alma e o espírito, chegam para ficar. O romantismo já não é mais o mesmo, quando do inicio do casamento e a culpa é da falta de tempo, de não ter tempo para curtir o outro;
As transformações do corpo ficam evidenciadas, tanto no homem como na mulher na medida em que os anos passam, e daí vem a fixação pela busca do jovem, da jovem com quem se casou e que muitas vezes já não corresponde às expectativas;
Parece que o vinho acabou – com ele as alegrias, as festas, a amizade, o companheirismo, a cumplicidade e o amor também terminam. Sinais de amargura e de ressentimentos começam a brotar. Dúvidas no relacionamento passam a ser mais intensas, gerando brigas e discórdias;
Logo as evidências e os primeiros sintomas de traição, de infidelidade e de falta de respeito para com o cônjuge do tipo: mentiras, chegar tarde em casa, sair sem dar explicações convincentes, viagens demoradas, falta de notícias, perfumes diferentes, etc;
Do adultério confirmado, confessado ou flagrado nasce o ódio, o rancor, a violência e a dor de ser passado para trás. As brigas se intensificam tendo na maioria das vezes como espectadores os próprios filhos, que passam a fazer parte direta ou indiretamente do jogo de persuasão e de difamação de um para com o outro. Os filhos tornam-se escudo de puros interesses pessoais e egoístas de seus pais;
Daí para a separação de corpos, de cama, de casa é um passo aparentemente necessário. O divórcio é o meio de resolver a situação. Uma realidade onde o perdão não é cogitado. Na realidade o divórcio passa a ser ponto de honra, na esperança de sair o mais rápido possível do relacionamento e esperar de alguma forma ou por algum meio de ser feliz novamente no futuro, quem sabe com um próximo parceiro.
Este é o quadro que se repete em muitas famílias. Será que existe solução para um relacionamento em que se vê nitidamente um caminhar para a falência, para a dissolução?



Por que o vinho acaba em muitos relacionamentos conjugais?



Queridos, A solução é Jesus Cristo.

Jesus conviveu com Pedro sabendo que ele o negaria. Nem por isso deixou de amá-lo com intensidade. Pedro teria que passar por uma restauração e nascer de novo. Logo após o novo nascimento, Pedro se transforma em um homem notável e cheio da unção do Espírito Santo.
Não devemos “engessar” pessoas achando que elas nunca vão mudar. Não houve, não há, nem nunca haverá homem que, diante do poder do Altíssimo, não estremeça a alma. Deus tem todo o poder em suas mãos e não há nada que aconteça no universo oculto a seus olhos. Ele mesmo diz que o tempo é de restauração . 


Rute 1:16 - Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;

Todo casamento é uma união de dois indivíduos que levam para ele suas opiniões, peculiaridades e valores. Assim, não é de admirar que mesmo nos casamentos mais felizes, marido e mulher tenham que enfrentar muitos problemas conjugais. Alguns conflitos são apenas um pouco irritantes, mas outros podem ser de uma complexidade e intensidade opressivas. Muitas vezes os casais se sentem mergulhados em desavenças e se afastam um do outro como medida de proteção.

Embora você possa julgar que sua situação é única, descobrirá que todos os conflitos conjugais, desde os aborrecimentos rotineiros à guerra total, na realidade se enquadram em duas categorias: os que podem ser resolvidos e os que são permanentes. Isso significa que estes últimos, de uma forma ou de outra, farão parte da vida do casal para sempre. Se o casal for capaz de identificar e definir suas divergências, estará apto a adaptar estratégias para conviver com a situação.

A dificuldade de se conseguir um casamento proveitoso é complicado grandemente pelas diferenças entre duas pessoas, por isso, precisamos compreender essas diferenças.

CASAMENTO COMO UMA ALIANÇA



As escrituras indicam que o casamento é uma aliança Mal 2:14 ; Prov.2:17 ; Mat.19:6 ; Gen.2:24

- O casal está definitivamente casado.Só Deus pode fazer "dois em um".
- Quando o casal escolhe se casar,ele está se unindo no sistema de Deus de unidade chamado casamento. "Estarem unidos" é se tornarem "um".
- Sem Deus o casamento é apenas uma aliança entre duas pessoas.
- Deus é testemunha do casamento.


O melhor de Deus
A quebra de uma aliança é sempre muito dolorosa para ambos os cônjuges. O ser humano é marcado pela queda, por essa razão há uma fragilidade que só pode ser vencida com a resistência do Senhor

Você sabia?


ALIANÇA significa: Forte compromisso e lealdade até a morte.Ou seja,morte à vida independente,e dar suas vidas um pelo o outro.



A vida individual já não é mais prioridade,a vida compartilhada passa a ser a prioridade.

Deus criou o casamento


AS ESCRITURAS DIZEM que Deus projetou e criou o casamento para ser algo bom. Ele é um presente lindo e inestimável.

Deus usa o casamento para nos ajudar a acabar com a solidão, multiplicar nossa eficiência, construir famílias, criar filhos, curtir a vida e nos abençoar com o relacionamento íntimo.



O Casamento


"Porque o Senhor foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade..." (Malaquias 2:14). "Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem" (Mateus 19:6). "Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento...para que não se interrompam as vossas orações" (1 Pedro 3:7).